"Hoje, na escola, há um novo colega. Chama-se Samuel. O problema com este novo colega não é o facto de ele ser novo, é ele ser diferente." É este o novo desafio do Gonçalo, num dia que poderia ser como outro dia qualquer na escola. Um livro que nos fala da diferença e de como ela torna tudo certamente mais bonito.
A destacar: Dos mesmos autores e da coleção do livro "Meu amor"; texto comovente e divertido; sobre a rejeição e a aceitação da diferença.
Era uma vez um foguetão. Começou a contagem: de 10, 9, 8 para 7, 6, 5 e 4, 3, 2, 1! Prepara-te para descolar com este livro sobre as viagens espaciais, desde os primeiros humanos que sonhavam ter asas para voar até à alunagem, e desde veículos espaciais que exploram Marte até ao futuro desconhecido… Sobe a bordo para uma aventura incrível pelo espaço!
A destacar: Livro de capa dura; dados históricos e factos breves sobre as viagens espaciais apresentados sob uma narrativa de linguagem simples e acessível; ilustração divertida; primeira abordagem ao espaço e às primeiras iniciativas do Homem na descoberta do cosmos.
Quem não perdeu já inúmeras horas de sono em busca da fórmula infalível para adormecer os filhos? Nesta história deliciosa, Gonçalo e a sua encantadora família mostram-nos isso mesmo! Uma viagem pelo relógio e por diferentes tentativas para que o pequeno traquina durma finalmente um sono descansado. Serão bem sucedidos?
A destacar: Dos mesmos autores da coleção do livro "Meu amor"; texto divertido; ilustra laços familiares e vivências do dia a dia; referência ao avançar das horas no relógio; introdução de alguns termos em inglês.
Esta é uma história intemporal sobre novos começos… Espreita pelos buracos na árvore e descobre um mundo natural em constante mudança, através da chuva e do sol, do vento e da neve. A autora dá vida a cada estação do ano através das suas magníficas ilustrações.
A destacar: Ilustração; uso de recortes para deixar antever o que está na página seguinte, que suscita o uso da inferência; texto em rima; foca a mudança e as estações do ano.
Quando vês um gato, o que vês? Nesta gloriosa ode à observação, à curiosidade e à imaginação, Brendan Wenzel mostra-nos as várias vidas de um gato, e como ele muda dependendo de quem o vê… Um livro magnífico e surpreendente que nos faz refletir sobre as diversas formas de observar e sentir o mundo.
A destacar: Relação entre texto e imagem; texto com repetições e cadência ideal para as crianças; qualidade da ilustração; primeiro livro do autor; ideal para trabalhar em escola.
Junta-te a um pequeno pintor enquanto ele descobre uma série de surpresas numa parede branca. Uma história visual, um livro sem palavras e ilustrações aparentemente simples mas arrojadas, que fazem deste livro um objeto fascinante para crianças.
A destacar: Livro sem palavras, perfeito para não-leitores e pré-escolar; permite que a história possa ser recontada de várias formas; ideal para trabalhar a inferência, as cores, os animais ou as emoções, entre outros.
Observações Sugestão de jogos e atividades (em inglês): aqui
O texto original de Charles Perrault é-nos apresentado neste livro de grande formato com maravilhosos cenários recortados por Clémentine Sourdais. A delicadeza das ilustrações e do seu rendilhado contrasta com a força desta história, cuja origem é desconhecida, sabendo-se apenas que foi o autor francês que a recontou.
A destacar: Grande formato; um livro com cenários recortados; texto original; livro-objeto que se guarda para toda a vida; presente ideal.
Estar dentro da tenda é acolhedor. Mas… o que se passará lá fora? Está escuro? Mete medo? Não, se tiveres a tua fiel lanterna! Através de uma paleta de cores simples mas eficaz, a artista Lizi Boyd concebeu um livro fabuloso que explora a noite, a natureza e a arte. Lírico e divertido (o que é que aquele guaxinim atrevido estará a preparar?), este poema visual, tal como o foco de luz da lanterna, revela a magia que existe na escuridão da noite. Só temos de a procurar.
A destacar: História visual, sem texto; promove a imaginação e a criatividade da criança; desenvolve a capacidade de observação; ilustrações absolutamente encantadoras e originais, com mistura de técnicas e recortes; surpreendente ao virar de cada página.
A caminho de casa da avó, uma menina encontra um lobo. Ela parece saborosa e o esfomeado lobo tem uma ideia. Mas a menina também… o que é uma pena para o lobo.
A destacar: As encantadoras e extraordinárias ilustrações de Bethan Woollvin, de um humor certeiro, oferecem uma interpretação inesquecível desta história tradicional.
Livro vencedor do Macmillan Children’s Book Prize 2014