LIVRO SELECIONADO NA BIBLIOTECA DE ESSENCIAIS
CATEGORIA: Temática — Tema fundamental no desenvolvimento infantil
Conheça a seleção completa da Biblioteca de Essenciais, aqui. Uma coleção para pequenos curiosos que gostam de aprender! Verdadeiros compêndios com questões variadas, respostas de linguagem simples, profusamente ilustrados e com muitos jogos para facilitar a aprendizagem e apreensão da informação. Neste volume, terás a oportunidade de conhecer detalhes surpreendentes sobre o teu corpo, do nascimento até à velhice. A não perder! A famosa idade dos porquês é uma evidência! A pensar nestas questões, e, em especial, porque alimentar esta curiosidade deverá ser um dos deveres do adulto, escolhemos este livro com selo de qualidade Larousse. Perguntas curiosas, que qualquer adulto terá já ouvido, com respostas simples, científicas e que introduzem de forma natural os livros de não-ficção na vida das crianças.
Temos muitas vezes a ideia de que explorar um livro de não-ficção será uma tarefa mais «escolar» ou diurna. Talvez não tenha de ser bem assim…
Sugestões de utilização:
Convidamos todos os pais a experimentar usá-lo na rotina diária, ao ir para a cama:
escolher um tema em conjunto com a criança – propicia
um momento de cumplicidade entre os dois, permitindo ao adulto conhecer melhor os interesses da criança e deixar a porta aberta para o tema que poderão explorar na noite seguinte.
- definir quantas páginas vão ler– pode parecer difícil por vezes, mas é uma excelente forma de ir demonstrando que os compromissos assumidos são importantes e que devemos respeitá-los. - quais os temas apresentados?
– o nascimento e os primeiros meses de um bebé (Porque é que um bebé dorme muito?; Aprende a andar com que idade?); o corpo humano (Para que serve a saliva?; Para onde vai o ar quando respiramos?; O que é a varicela?).
Os livros de não ficção permitem também abrir a porta à criança entre os 3 e os 6 anos, do que será uma prática de aprendizagem escolar: questionar, consultar, compreender e concluir.
Acerca deste livro
- incita à curiosidade e questionamento: abordagem simples, direta e completa sobre questões abrangentes da vida quotidiana;
- incita à relação entre pais e filhos: utilização do livro como ferramenta diária.